Amanda Sperle
Desde a infância, a cultura japonesa sempre fez parte da minha vida. Passava muito tempo tentando cantar as músicas das minhas bandas japonesas favoritas, mesmo sem entender a letra, além de consumir outros tipos de mídias como mangás e jogos.
Em 2007 decidi mudar isso e comecei a estudar língua japonesa no Kumon. Concluí o curso de japonês básico para brasileiros em 2010 e iniciei o módulo Kokugo, também no Kumon. Nesse meio tempo, percebi que para entender a língua japonesa precisaria de contexto e passei a estudar a cultura japonesa também.
Em 2014 iniciei o curso de Letras Português-Japonês na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em 2019 fui selecionada pela JASSO para fazer intercâmbio na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS), onde, também, estagiei numa empresa japonesa e até trabalhei numa loja de conveniência!
Espero conseguir compartilhar minhas experiências com vocês e tornar nossas aulas divertidas!
Izabela de Oliveira Silva
Assistir aos desenhos animados sempre foi o meu hobby preferido. Ainda criança, gostava de passar a maior parte do meu tempo livre em frente à televisão, assistindo aos desenhos dos quais eu gostava. Foi assim que conheci e me apaixonei pelos animes.
Ao descobrir que os animes eram japoneses, meu interessando pelo Japão cresceu cada vez mais. Desde então, meu desejo de aprender mais sobre a cultura e a língua japonesa tornou-se tão forte que decidi levar essa paixão para minha carreira profissional.
Em 2016, entrei para a graduação do curso de Letras - Português/Japonês na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi a partir daí que comecei a estudar a língua japonesa. Entre 2021 e 2022, fui selecionada como bolsista do MEXT (Ministério da Educação do Japão) para o intercâmbio de 1 ano na Universidade de Kanazawa, na província de Ishikawa.
Em 2022, obitve o Nível 2 na prova de proficiência em língua japonesa (JLTP). Desde 2018 tenho experiência com o ensino presencial e remoto do japonês
Kauã Henrique Matassoli Ribeiro
Minha entrada na cultura japonesa foi por Pokémon. Até hoje coleciono e vivo jogando os jogos da franquia. A partir daí entrei no universo dos animes e foi o que me motivou a estudar sozinho a língua japonesa.
Em 2022 entrei na faculdade de Letras - Português/Japonês na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e não me arrependo desta decisão. Aqui, entro em contato com o universo da cultura japonesa todos os dias e pela primeira vez pude conversar pessoalmente na língua que eu já estudava por anos.
Atualmente meu objetivo é passar no programa de intercâmbio da Universidade para poder vivenciar meu sonho de ir e estudar no Japão. Para isso, comecei a dar aulas particulares em 2023 e descobri mais uma paixão: a de compartilhar a língua e a cultura que eu cresci admirando.
Mina-san, ganbarimashou~~
Luiz Fernando Velloso
Sempre tive interesse na cultura japonesa desde pequeno. Minha porta de entrada para o universo nipônico foram os jogos e os animes que assistia na televisão. Isso me motivou a conhecer mais sobre a cultura e a história do Japão, entretanto, a língua sempre foi uma barreira que me impedia de me aprofundar ainda mais neste universo.
Devido a todo esse background, nasceu em mim a vontade de estudar japonês. Comecei os meus estudos na minha adolescência, em 2010. A partir de então, o amor pelo idioma me fez decidir cursar Letras - Português/Japonês na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2015.
Durante a graduação, fui bolsista pelo Ministério da Educação Japonesa (MEXT), entre 2017 e 2018, que me proporcionou estudar na Universidade de Estudos Estrangeiro de Tóquio (TUFS).
Possuo o nível de proficiência em Língua Japonesa N2 pelo Nihongo Nouryoku Shiken (JLPT) e tenho experiência lecionando em sala de aula desde 2016, além de ter atuado como professor particular desde 2015.